Skip to content. Skip to navigation

Eletronica.org

Sections
Personal tools
You are here: Home Fórum de Discussões Geral [Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

AVISO: NOVO SITE JÁ ESTÁ NO AR em www.eletronica.org. Novos usuários não devem ser criados aqui.
Esta versão do site continuará disponível para acesso por tempo indeterminado.

Document Actions

[Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Up to Geral

[Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Posted by David Cavalcante at April 03. 2010
Seguinte, somos assinante aqui em casa da NET.
Meu pai é jornalista e um dos trabalhos dele é estar sempre atualizando o site do jornal em que ele trabalha. Não são simples conteúdos textuais. Ele precisa, às vezes, gravar alguma coisa que passa na TV e enviar para o servidor do site do jornal. A consequência disso é que temos uma TV em praticamente cada cômodo da casa. E a segunda consequência é que, como o sinal que a NET manda para os assinantes foi projetado para, no máximo estourando, umas 5 TVs, a qualidade do sinal aqui em casa cai bastante nas TVs.
O sinal no Cable Modem chega tranquilo, os níveis de Power Level e SNR estão dentro dos parâmetros, o problema é a imagem nas TVs.
São umas 8 TVs aqui em casa, e a imagem não fica do jeito que deveria. Bastante ruído, principalmente na minha TV que é LCD FullHD, ou seja, detalha mais ainda os "chuviscados".

Chamamos um eletricista hoje e ele falou que uma solução a ser adotada poderia ser a instalação de um amplificador de sinal. O esquema seria instalar o amplificador logo no 1º cabo da NET que vem do poste, e a partir do amplificador distribuir para toda a casa.

A primeira vista a solução parece apropriada, mas daí eu me pergunto: O amplificador aumentaria a potência daqui em uns 15 ou 20dB a mais. Isso poderia acarretar algum dano aos cabos coaxiais utilizados para transmistir o sinal? Eu não entendo nada disso, e não sei se os cabos foram projetados para aguentar uma determinada potência. Ou, pior ainda, esse excedente de potência poderia danificar os equipamentos (Cable Modem, Decoders, TVs etc.)?

Por favor, se alguém entendido puder sanar minhas dúvida eu agradeço.

Obrigado.

--David

Re: [Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Posted by John Rambo at April 03. 2010
Existem 'amplificadores' passivos para isso como aqueles que você encontra em lojas de parabólica... Mas caso queira amplificar o sinal pra valer você pode usar um amplificador operacional, porém deve estar atento aos riscos pois isso poderá queimar a entrada de todas as tvs e todo o resto caso uma delas seja desligada a potência excedente será direcionada as demais.

Outro problema é que amplificar o sinal pode gerar algum ruido ou retorno e pode dar problemas na internet já que na net é tudo integrado.

Minha recomendação seria comprar cabos de qualidade, evitar emendas, evitar de passar a fiação da tv próxima a fiação da rede elétrica e comprar um divisor de sinal passivo que é facilmente encontrado para venda oq poderia melhorar o sinal como este http://www.reidosom.com.br/antena10.jpg

Re: [Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Posted by Dark Schneider at April 03. 2010

Simples, se vocês pagam por 5 pontos, é de responsabilidade da NET colocar um nível de sinal adequado para cada TV.


Sua solução é procurar seus direitos junto a sua forncedora de serviço, ligue para o telefone deles: 4004-7777 e faça sua reclamaçao, anotando a hora, nº de protocolo e o nome do atendente. Eles tem 5 dias para resolver seu problema, caso a solução não seja suficiente vc pode reclamar junto a ANATEL pelo telefone 133 (fixo). Será gerado um protocolo e a NET terá 5 dias para a resposta, após os 5 dias e não tiver o problema resolvido, ligue para ANATEL com o protocolo em mãos para mantê-lo aberto, e cada dia após esses 5 dias, vc pode ligar todo dia para ANATEL, para atualizar o protocolo.


Agora se isso ae é "gato", só lamento e me recuso a ajudar.


Re: [Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Posted by John Rambo at April 04. 2010
Dark, eu acho que ele paga sim os 5 pontos, porém ele ligou mais de 5 tv's, não acho 'justo' ficar limitado já que é só para uso residencial.

Re: [Amplificador de sinal de TV a cabo] Existe algum risco para a fiação ou equipamentos?

Posted by David Cavalcante at April 04. 2010
Eu só pago 2 pontos. O resto foi instalado com cabos e divisores de qualidade. A fiação está boa, disso eu tenho certeza.
O problema é, de fato, baixa potência do sinal. Posso confirmar isso porque no 1º ponto da casa, qual seja, a TV da sala, o sinal é perfeito. O problema começa quando o sinal é ramificado para as demais TVs.

Só tenho medo desse negócio de amplificador. Estive dando uma olhada no Mercado Livre e vi alguns anúncios, em especial o de um amplificador da marca "Proeletronic". Eu imagino que o ideal aqui em casa seria um amplificador de 15dB. Eu ACHO que não precisamos de mais potência do que isso.
O eletricista vai fazer os testes aqui com vários amplificadores. Veremos como fica.

O bom é que tem o Cable Modem e através dele é possível ver o nível do sinal.
Quick reply
URLs will be automatically hyperlinked. Basic HTML tags are OK.
Powered by Ploneboard



Acesso rápido: Lista Completa de Projetos | Diretório de Artigos | Apostilas & E-Books | Política de Privacidade


Política de Privacidade Eletronica.org
Faça sua pergunta

 
Assine o informativo Eletronica.org Grupos de Usuários O'Reilly

Log in


Forgot your password?
Recent Changes
All recent changes…
Conheça Também
Sites em Português
  - Neoradix
  - DQSoft
  - Gabiarra
  - SafiraTec
  - Feira de Ciências
  - RoboFEI
  - Transistor548
  - Rogercom.com
  - Pise na Grama
  - Electronics.com.br
  - Tecnocientista.info

Listas em Português
  - PicListBrasil
  - SisEembarcados

Sites em Inglês
  - Embedded.com
  - Hack a Day
  - Electr. Design
  - Arch Embedded!



[O que é isso?]
 

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: