Nos últimos 2 anos este equipamento tem sido a estação de solda utilizada no laboratório Eletronica.org. Com um design bonito e compacto, sua coloração azul com amarelo não fica despercebida em nenhuma bancada.
O equipamento vem acondicionado em uma embalagem bem desenhada que traz o manual de instruções em várias linguas (mas não o português), a própria estação de solda, seu ferro com ponta destacável (modelo FM-2028) e suporte para o ferro com sensor de posição. Além disso acompanha uma espuma para água (limpeza da ponta), chave para programação e uma placa de material resiste ao calor para a movimentação das pontas à quente.
Duas características deste equipamento se destacam no dia-a-dia: o ferro de solda extremamente leve e a resistência incorporada à ponta. Estes dois fatores, além das 85 pontas disponibilizadas pela Hakko para este modelo, tornam o conjunto imbatível em qualidade e conforto para a soldagem. O ferro, com a minha ponta preferida (T2L 0,2mm), pesa não muito mais que uma caneta “gordinha” (e isso faz toda a diferença).
O suporte para o ferro de solda é conectado através de um jack simples para determinar se o ferro encontra-se em repouso. Nesta condição a temperatura é alterada, de forma a economizar energia e salvar a ponta de desgaste excessivo em altas temperaturas. Ao contrário do que parece a primeira vista, isto não dificulta em nada a utilização pois a curva de subida da temperatura é extremamente elevada. O simples tempo de retirar o ferro do suporte e dirigir para o local da soldagem é suficiente para recuperar a temperatura setada digitalmente, com precisão de 1ºC, até o limite de 450ºC. Outro detalhe do suporte é o movimento articular que o coloca em uma posição ideal – e diferente – para colocação e remoção do ferro de solda.
A chave para programação é util para evitar mudanças incorretas nas temperaturas e ajustes do ferro. Quanto este chave (plástica, azul) não está inserida no equipamento a mudança de temperatura fica bloqueada.
Importante ressaltar que praticamente todos os itens, ferro, suporte e pontas, possuem algumas outras versões disponíveis para compras adicionais junto à Hakko, permitindo personalizar a estação para cada nicho específico.
Infelizmente, por tratar-se de um produto importado, o custo não é dos mais baixos aqui no Brasil. Comumente encontra-se em alguns distribuidores nacionais com preços variando entre R$1250,00 e R$1500,00. Por possuir um preço alto, esta estação é indicada para quem a utiliza de forma profissional e frequente, com necessidade de reposição de pontas e extrema precisão na soldagem.
Mais informações sobre este produto podem ser encontradas na página do fabricante.
Por Roberto Alcântara (roberto@eletronica.org)